Breve Histórico
O I Colóquio Internacional Hannah Arendt é um evento organizado pelo Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Educação e o Pensamento Contemporâneo (GEEPC), ligado ao Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da USP.
Nosso primeiro evento teve abrangência local e foi realizado em 2009, sendo intitulado “Colóquio Hannah Arendt: Educação e o Mundo Moderno”. Naquela ocasião, nosso objetivo era de tornar públicas as pesquisas dos membros dos grupo, fossem eles graduandos ou pós-graduandos, permitindo, assim, o debate acerca de nossas produções junto à comunidade acadêmica. Além dos componentes do GEEPC, participaram desse encontro pesquisadores brasileiros reconhecidos como referência no estudo da obra arendtiana.
Av. da Universidade, 308 - Cidade Universitária. São Paulo, SP, Brasil. Cep: 05508-040
O Colóquio Internacional “Hannah Arendt: a crise da educação revisitada” visa congregar pesquisadores e estudantes das áreas de filosofia, ciências humanas e educação que tenham interesse no pensamento de Arendt e, em especial, em suas reflexões acerca do impacto da crise do mundo moderno na educação. O objetivo do encontro é fomentar o debate e a divulgação de pesquisas e reflexões sobre os temas aflorados em seu ensaio A crise na educação e criar condições para o intercâmbio entre instituições e pesquisadores vinculados ao tema do Colóquio.
As mesas e comunicações de pesquisa irão privilegiar a discussão de temas centrais de suas reflexões sobre a educação, dentre eles: natalidade, responsabilidade, liberdade, autoridade, além de reflexões acerca da peculiaridade das relações entre a política e a educação, entre conservação e renovação do mundo comum. Também poderão ser abordados temas que, embora não presentes em seu ensaio, são de grande relevância para a educação, como seus escritos sobre a consciência moral ou a crise na cultura.
Finalidades do evento:
1. Contribuir para a reflexão sobre as possíveis interfaces entre os campos da Educação e da Filosofia, à luz do pensamento de Hannah Arendt;
2. Tematizar a obra da autora a partir dos problemas que emergem em seu texto sobre a crise na educação do mundo moderno;
3. Propiciar o intercâmbio científico entre pesquisadores da obra de Arendt e promover a divulgação do pensamento da autora entre os estudiosos da Filosofia da Educação;
4. Divulgar pesquisas no âmbito dos Fundamentos da Educação que tenham como principal aporte teórico as reflexões políticas e éticas de Hannah Arendt;
5. Fortalecer a Linha de Filosofia e Educação do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP;
6. Criar a oportunidade de intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros e alunos dos Programas de Pós-Graduação e dos cursos de Graduação em Pedagogia e demais Licenciaturas.
7. Estimular a publicação dos estudos produzidos sobre Hannah Arendt e educação e a disseminação de pesquisas com essa temática.